quinta-feira, 10 de junho de 2010

Exercícios de Matemática


Colar no caderno – Iremos começar a trabalhar com esta atividade no dia 03.06.10



Reprodução: de um gênero a outro

Os contos fantásticos costumam apresentar uma situação inicial possível de acontecer em nossa realidade, para convencer o leitor da veracidade da historia e envolvê-lo. Em seguida, narram um acontecimento muito estranho. Assim é também num dos textos fantásticos mais conhecidos da literatura mundial: A metamorfose, de Franz Kafka. Leia o inicio do conto:

Quando certa manhã Gregor Samsa despertou, depois de um sono intranqüilo, achou-se em sua cama convertido em um monstruoso inseto. Estava deitado sobre a dura carapaça de suas costas, e ao erguer um pouco a cabeça viu a figura convexa de seu ventre escuro, sulcado por pronunciadas ondulações, em cuja proeminência a colcha mal podia agüentar, pois estava visivelmente a ponto de escorregar até o solo. Inúmeras patas, lamentavelmente esquálidas em comparação com a grossura comum de suas pernas, ofereciam a seus olhos o espetáculo de uma agitação sem consistência.
_ Que me aconteceu?
Não estava sonhando. Seu quarto, um quarto de verdade, embora excessivamente pequeno, aparecia como sempre entre suas quatro paredes muito conhecidas. Na cabeceira da mesa, sobre a qual estava espalhado um mostruário de tecidos – Samsa era caixeiro-viajante -, pendia uma fotografia há pouco recortada de uma revista ilustrada e posta em uma linda moldura dourada. A foto representava uma senhora com um gorro de pele envolvida em um boá de pele, e que muito aprumada esgrimia contra o espectador uma ampla manga, também de pele, dentro da qual desaparecia todo o seu antebraço.
Gregor dirigiu depois o olhar para a janela; o tempo nublado (sentiam-se repicar no zinco do caixilho as gotas de chuva) infundiu-lhe uma grande melancolia.
Franz Kafka: A Metamorfose. São Paulo: PubliFolha, 1998.






Observe que o autor da tirinha abaixo estabelecer uma relação de intertextualidade com o conto de Katka:




Intertextualidade: é a relação entre dois textos caracterizada por um citar o outro.

Reproduza a transformação retratada na tirinha criando um conto fantástico. Narre a inadequação da personagem ao ambiente social em que vive. Inicie seu texto como o de Kafka:

Quando certa manhã [nome da sua personagem] despertou, depois de um sono intranqüilo, achou-se em sua cama convertida em uma monstruosa aranha.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

___________________________________

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Lição de casa pra entregar



Atenção: Atividade para casa entregar: 10.6.10

CENTRO EDUCACIONAL – SESI – Santa Teresinha – Santo André
Avaliação de Língua Portuguesa Profª. Silvia Nicolai Data ___/___/10
Aluno ______________________________________ Nº. ______ Ano / Série ___________
Objetivo: Reconhecendo o aposto e o vocativo nas tiras.
Critérios Avaliativos: Resposta à tinta, sem rasuras e sem uso de corretivo. 2ºTrim. R.
Comentário do resultado: _______________________________________________
______________________________________________________________________

Leia esta tira, de Dik Browne:



1 – No 1º quadrinho:
a) Como Hagar Chama Helga, sua mulher? _________________________________________________

b) Que expressão ele usa para explicar em que consiste a boa dupla? _____________________________

c) Que sinal de pontuação foi empregado para isolar essa expressão do resto da frase? _______________

2 – No 2º quadrinho, Hagar faz uma comparação para dar ideia do quanto ele e Helga combinam. O que ele diz contribui para manter o clima romântico do momento? Por quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
Leia esta tira:


a) Há, na tira, dois vocativos. Identifique-os. ________________________________

b) No balão do 1º quadrinho, o termo o meu favorito explica o sanduíche. Como se classifica esse termo? ____________________________________________________________________
c) Na fala da Suriá, no 2º quadrinho, o termo uma isca refere-se a sanduíche. Nesse caso, o termo uma isca é aposto ou predicativo do sujeito? Por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

Lição de português pra sala de aula



CENTRO EDUCACIONAL – SESI – Santa Teresinha – Santo André
Avaliação de Língua Portuguesa Profª. Silvia Nicolai Data ___/___/10
Aluno ______________________________________ Nº. ______ Ano / Série ___________
Objetivo: Retomando as características do conto fantástico. Produção Escrita
Critérios Avaliativos: Resposta à tinta, sem rasuras e sem uso de corretivo. 2ºTrim.
Comentário do resultado: _______________________________________________
______________________________________________________________________
Valor 10,0 OU 2,0
ATIVIDADE PARA SER DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA. AGRP. PROD. 11.6.10





1 -O conto trabalha em dois planos : o plano do real, ou seja, com fatos que poderiam acontecer na realidade,e o plano do irreal, com fatos estranhos, incompreensíveis e absurdos.

a)Que frase do texto coloca os fatos no plano da realidade?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b)Que fatos são esses?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c)A partir de que momento se inicia o plano de irreal?


2-A partir desse momento, fatos estranhos e surpreendentes cruzam-se com a realidade retratada até então, criando uma situação absurda e fantástica. Desse cruzamento do real com o irreal, da fantasia com a realidade, do lógico como absurdo é que nasce o fantástico. No conto, em que momento o cruzamento entre o real e o irreal atinge seu ponto mais alto?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3-O desfecho do conto lido é surpreendente e cômico.Nele, o narrador cria uma espécie de circulo vicioso na distribuição dos fatos .Qual é esse circulo vicioso ?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4-Observe a linguagem do conto lido.


a)Que tipo de variedade lingüística foi empregada?


b)Que tempo verbal predomina?
_____________________________________________________________________________________



5 - Em dupla, leiam o boxe ao lado e concluam: Quais são as características do conto fantástico?

Responder no verso da folha.