CENTRO EDUCACIONAL – SESI –166– Santo André
Avaliação de Língua Portuguesa Profª. Silvia Nicolai Data ___/___/10
Aluno ______________________________________ Nº. ______ Ano / Série ___________
Objetivo: Exercícios sobre Aposto e Vocativo - Reforço
Critérios Avaliativos: Resposta à tinta, sem rasuras e sem uso de corretivo. 3º Reforço
Comentário do resultado: _______________________________________________
______________________________________________________________________
Valor 2,0
A ATIVIDADE DEVERÁ SER ENTREGUE DIA 04.6.10 IMPRETERIVELMENTE.
Exercício sobre Aposto
Nas orações a seguir, indique os termos que funcionam como aposto.
a) Simone, a amiga de Pedro, o i irmão de Raquel, estuda com Lucia, a prima de Ivã.
b) Guimarães Rosa, autor de Sagarana, um livro de contos, nasceu em Cordisburgo, uma cidade de Minas Gerais.
c) O rio Amazonas é navegável.
d) Os livros sobre a mesa, as gavetas abertas, o casaco abandonado na cadeira, tudo indicava que ele havia saído fazia muito tempo.
Exercício sobre Vocativo
Aponte os vocativos das orações a seguir.
a) Prezados telespectadores, boa noite, estamos iniciando mais uma edição do jornal da noite.
b) Fique quieto, menino!
c) Traga a conta, seu garçom.
d) Ò estrelas, inspirem este poeta.
e) Que é isso, companheiro?
Exercícios sobre aposto e vocativo
Não confunda vocativo com aposto: vocativo é termo isolado, não se refere a nome nem a verbo; aposto é um termo que se refere a um nome com a função de explica-lo, identifica-lo.
a) Morreu Pan, o deus dos campos.
b) Amanhã, sábado, não haveria aula.
c) olhe, Simone – disse-lhe Nelmara, sua melhor amiga - , não se esqueça de trazer os livros.
d) Eu, minhas senhoras, não quero mais me preocupar com isso.
e) Antonia, a esposa do farmacêutico, espera seu quarto filho.
f) Lucrecia, guerreira cansada, teve o mundo em suas mão.
g) Se pudesse, senhor diretor, trabalharia doze horas por dia.
h) Que educação é essa, meu filho, que o autoriza a troçar assim das pessoas de idade?
i) As crianças, um menino e uma menina, foram salvas a tempo.
j) O irmão do Nogueira, o Zeferino, viveu pouco em nossa companhia.
segunda-feira, 31 de maio de 2010
terça-feira, 25 de maio de 2010
CENTRO EDUCACIONAL – SESI –166– Santo André
Avaliação de Língua Portuguesa Profª. Silvia Nicolai Data ___/___/10
Aluno ______________________________________ Nº. ______ Ano / Série ___________
Objetivo: Exercícios sobre Adjunto Adverbial _ Reforço
Critérios Avaliativos: Resposta à tinta, sem rasuras e sem uso de corretivo. 2º Reforço
Comentário do resultado: _______________________________________________
______________________________________________________________________
Valor 2,0
A ATIVIDADE DEVERÁ SER ENTREGUE DIA 27.05.2010 IMPRETERIVELMENTE.
Identifique os advérbios e classifique-os:
1 – Dinheiro fácil demais é capaz de desvirtuar o caráter e levar delinquências?
______________________________________________________________________
2 – O Brasil é muito grande. Isso aqui mereceria uns três ou quatro presidentes.
______________________________________________________________________
3 – Outrora atava-se o cadáver ao homicida para expiação da culpa.
______________________________________________________________________
4 – Sempre acreditei que a maioria das pessoas quer paz e está preparada para isso.
________________________________________________________________________
5 – Se quer enriquecer, o Brasil precisa optar: consumir mais agora ou amanhã.
________________________________________________________________________
6 –Sim, podem.
________________________________________________________________________
Identifique as locuções adverbiais e classifique-as:
1) Saíram desse modo, à força.
_______________________________________________________________________
2) ... era inverno na certa no alto do sertão.
_______________________________________________________________________
3) Torcedores aguardam vinda do jogador com desconfiança.
______________________________________________________________________
4) A reivindicação dos empregados não foi em vão.
_______________________________________________________________________
5) De longe não dá para distinguir quem está no palco.
_______________________________________________________________________
2)Substitua o advérbio em destaque por expressões adverbiais de sentido equivalente:
a)Os homens abatem os jacarés impiedosamente no pantanal.
b)Todos falavam simultaneamente e faziam tudo propositalmente .
c)A anfitrioa recebeu a todos prazerosamente.
d)Esperei –a pacientemente e subitamente aparece o pai junto com ela.
e)Entrei na casa despercebidamente, depois atravessei rapidamente.
f) Com a chegada da polícia ao cassino, os jogadores saíram apressadamente.
g) A chuva desabou repentinamente.
Avaliação de Língua Portuguesa Profª. Silvia Nicolai Data ___/___/10
Aluno ______________________________________ Nº. ______ Ano / Série ___________
Objetivo: Exercícios sobre Adjunto Adverbial _ Reforço
Critérios Avaliativos: Resposta à tinta, sem rasuras e sem uso de corretivo. 2º Reforço
Comentário do resultado: _______________________________________________
______________________________________________________________________
Valor 2,0
A ATIVIDADE DEVERÁ SER ENTREGUE DIA 27.05.2010 IMPRETERIVELMENTE.
Identifique os advérbios e classifique-os:
1 – Dinheiro fácil demais é capaz de desvirtuar o caráter e levar delinquências?
______________________________________________________________________
2 – O Brasil é muito grande. Isso aqui mereceria uns três ou quatro presidentes.
______________________________________________________________________
3 – Outrora atava-se o cadáver ao homicida para expiação da culpa.
______________________________________________________________________
4 – Sempre acreditei que a maioria das pessoas quer paz e está preparada para isso.
________________________________________________________________________
5 – Se quer enriquecer, o Brasil precisa optar: consumir mais agora ou amanhã.
________________________________________________________________________
6 –Sim, podem.
________________________________________________________________________
Identifique as locuções adverbiais e classifique-as:
1) Saíram desse modo, à força.
_______________________________________________________________________
2) ... era inverno na certa no alto do sertão.
_______________________________________________________________________
3) Torcedores aguardam vinda do jogador com desconfiança.
______________________________________________________________________
4) A reivindicação dos empregados não foi em vão.
_______________________________________________________________________
5) De longe não dá para distinguir quem está no palco.
_______________________________________________________________________
2)Substitua o advérbio em destaque por expressões adverbiais de sentido equivalente:
a)Os homens abatem os jacarés impiedosamente no pantanal.
b)Todos falavam simultaneamente e faziam tudo propositalmente .
c)A anfitrioa recebeu a todos prazerosamente.
d)Esperei –a pacientemente e subitamente aparece o pai junto com ela.
e)Entrei na casa despercebidamente, depois atravessei rapidamente.
f) Com a chegada da polícia ao cassino, os jogadores saíram apressadamente.
g) A chuva desabou repentinamente.
quarta-feira, 12 de maio de 2010
Assinar:
Postagens (Atom)