domingo, 28 de fevereiro de 2010

.

CONTEÚDO - PROGRAMÁTICO – LÍNGUA PORTUGUESA - 7ªs B e C 2010

1 – Gramática:
• Tipos de Sujeito (revisão)
• Verbos e seus complementos
• Adjunto Adverbial
• Adjunto Adnominal
• Predicado Verbal e Nominal (revisão)
• Predicado Verbo-Nominal (revisão)
• Diferença entre Complemento Nominal, Objeto Indireto e Adjunto Adnominal.
• Vozes Verbais: Agente da Passiva
• Aposto
• Vocativo
• Conjunção
• Discurso Direto e Indireto
• Período Simples e Composto
• Orações Coordenadas Sindéticas e Assindéticas

2 - Textos (Gênero _ Leitura/ Interpretação/Produção)
• Narrar: - narrativa de enigma e narrativa de terror (a lógica do enredo).
- narrativa de ficção científica e narrativa fantástica (verossimilhança entre ciência e imaginação).

• Relatar: - diário íntimo e diário virtual (adequação da linguagem para diferentes situações do gênero)

• Linguagem e arte: - Texto dramático (elementos do texto dramático: rubricas, uso de diálogos).
- Poemas (a arte do poema: imagens).

• Argumentar: - Artigo de Opinião (seleção de argumentos para um público específico).
- Carta do leitor / contra-argumentação.

3 – Escrita:
• Homônimos – Parônimos
• O emprego do hífen

4 – Leitura de Paradidáticos
Serão indicados 04 livros para leitura em casa para atividade em sala de aula, porém poderei sugerir outros (títulos ) no decorrer do processo conforme solicitação do alunos.

Durante o ano letivo: de acordo com o desenvolvimento do conteúdo serão propostos trabalhos de pesquisas, seminários e projetos (individual, duplas ou grupos).


Responsável __________________________________________ Data: ___/___/___

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Lição de artes

Arte indígena a herança cultural.
Identificar costumes, linguagem estética dos povos indígenas,
Tem que conter:
*Índice
*Conteudo
*Imagens
*Identificar fonte
E conclusão do trabalho

Para entregar dia 09/03 vale 4,0 pontos

E para apresentar para sala em forma de teatro,
dança, música, expressão corporal.
Destacando a conclusão de cada grupo.

valendo 4,0 pontos

Grupo de no máximo 6 pessoas

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

.

ATIVIDADE INDIVIDUAL - PARA CASA – COLAR FOLHA NO CADERNO
PARA: 23.02.09 impreterivelmente

Atividade de Língua Portuguesa

Objetivo: Retomada do conteúdo. Sujeito e Predicado Nominal

1-Identifique o sujeito e o predicado de cada frase; em seguida, destaque seus núcleos.

a) Os dinossauros também viveram nos pólos.

b) Têm aumentado ultimamente as denuncias contra cientistas.

c) Existem mais de cem espécies de frutas, venenosas.

d) Nos galhos da pitangueira, brincavam livremente os pássaros.

e) Nos últimos dez anos, muitos abandonaram seus sonhos.

f) Nestes livros, muitos autores contam suas experiências pessoais.

g) Naquele momento, foram saindo disfarçadamente os culpados.

2-Identifique os núcleos dos sujeitos. Em seguida, substitua esses núcleos por pronomes.

a) Os robôs domésticos nunca se cansam.

b) Ana, Claudia e Patrícia já foram almoçar.

c) Sua atitude não me surpreendeu nem um pouco.

3- Assinale as orações que não possuem sujeito

a) Havia me equivocado na resolução do problema.
b) Há muitos problemas a resolver neste país.
c) Na minha rua havia uma arvore centenária.
d) Houve sérios incidentes automobilísticos naquela estrada durante os feriados.
e) Hei de conseguir resolver este problema.
f) Tinha havido brigas no salão durante o baile.

4- Explique o que você entendeu como sendo predicado nominal e exemplifique com uma oração bem clara.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Nome __________________________________ nº. _____ 7ª série _____ Data 25.02.10 (B)
Nome __________________________________ nº. _____ Data 24.02.10 (C)
Objetivo: Revisão sobre Tipos de sujeito e predicado
Valor da Atividade: 0, 25 com 70% de acertos
Identifique o sujeito e o predicado classificando-os.
Resolva os exercícios em uma folha de fichário. E a folha das orações cole em seu caderno.
1 – Muitos fatos estranhos ocorriam naquela casa.
2 – O rádio a televisão e os jornais noticiaram a saída do ministro.
3 - mataram o meu cão.
4 – Telefonaram para você.
5 – Apela-se para os mais favorecidos.
6 – Acredita-se na existência de discos voadores.
7 – Choveu muito em São Paulo.
8 – Anoiteceu rapidamente.
9 – Havia muitos alunos na sala.
10 – Está frio.
11 – Marcos caminhava pelas ruas.
12 – Faz doze anos que me formei.
13 – Lúcia saiu com o carro.
14 – Rafael estava aborrecido.
15 – Mirella saiu apressada com o carro.
16 – Giovanni caminhava aborrecido pelas ruas.
17 – Chegaram ao Brasil Carol e Larissa.
18 – Matheus anunciava as novas medidas educacionais.
19 – Letícia e Gabriela foram chamadas ao balé.
20 – No DVD gosto de filmes românticos.
21 – Assassinaram mais um líder rural.
22 – Chegaram Adinan e Kevim.
23 – Viajo todos os domingos.
24 – Thamires necessita de livros.
25 – Estefania confia em Luan.
26 – O juiz julgou o reu culpado.
27 – O soldado sacou a arma.
28 – Carlos gosta de Luciana.
29 – Aquela noticia deixou aquela aluna feliz.
30 – Oferecemos uma flor para a dama solitária.

Respeitem a data de entrega que está indicada logo acima.